quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Breve apresentação


Sou Antônio Isair da Silva, poeta e jornalista.
Nestas primeiras palavras apresento um breve histórico de como surgiu o Jornal do Poeta.

"Em 1980, mudei-me para Juiz de Fora. Um dia, passando pela rua Halfeld, em frente ao Cine Theatro Central, deparei-me com um varal de poesias. Os poetas esticaram uma corda de nylon e penduraram os papéis com prendedores de roupa. O objetivo era mostrar suas produções poéticas e levantar um protesto sendo que a imprensa não abria espaço à poesia. Gostei da idéia. Já pensava até em pendurar minha poesia lá, quando me aproximei para examinar a matéria exposta. Que decepção! Quase todos os folhetos continham erros gritantes. Concordância, ortografia, frases sem nexo e até palavras inexistentes. Procurei o organizador do evento e me ofereci para ajudar e orientar os poetas quanto ao uso do vernáculo, versificação e noções elementares para aperfeiçoamento dos textos.

Em 1983, ao concluir o Curso de Direito fui convidado a integrar o quadro de titulares da Academia de Letras de Juiz de Fora. Fui nomeado para editar o Jornal Folha Acadêmica. Essa publicação nunca chegou a ser editada, por diversos motivos. Assim então, em 1986, lancei o Jornal do Poeta - Espaço aberto à Poesia. Centenas de poetas têm desfilado nas páginas desse tablóide que ajuda os autores na divulgação de suas peças.

Para comemorar o lançamento de cada edição, é realizado um Sarau, sempre na primeira semana do mês, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas. Ocasião em que os poetas se confraternizam e mostram verbalmente suas poesias, cantam suas músicas e, às vezes, até dançam. Tudo isso tem levado os autores a um interesse maior no aprendizado em prol do desenvolvimento cultural. Os participantes são felizes por fazerem parte dessa "Comunhão Fraterna". Sei que é pouco o que faço, mas o faço com todas as minhas forças."
Abraços,
Antônio Isair

3 comentários:

  1. Bom dia!!! Estou muito feliz por ter vc em meu blog, visite também POESIA EXPRESSÃO DA ALMA, neste eu só posto poesias, cds de audiopoesias e livros... Acho que vai gostar e posto também autores desconhecidos..... Beijos grandes aninejf

    ResponderExcluir
  2. Meu caro, já o conheço de vista a muitos anos. agora eu "sigo" seu blog! Visite o meu caso tenha interesse. Felicidades e um abraço!

    Gustavo

    ResponderExcluir
  3. Antonio,

    No No blog "Em prosa e verso" há um convite para voê, na postagem "Um instigante desafio".
    bjs

    ResponderExcluir