Sou Antônio Isair da Silva, poeta e jornalista.
Nestas primeiras palavras apresento um breve histórico de como surgiu o Jornal do Poeta.
Nestas primeiras palavras apresento um breve histórico de como surgiu o Jornal do Poeta.
"Em 1980, mudei-me para Juiz de Fora. Um dia, passando pela rua Halfeld, em frente ao Cine Theatro Central, deparei-me com um varal de poesias. Os poetas esticaram uma corda de nylon e penduraram os papéis com prendedores de roupa. O objetivo era mostrar suas produções poéticas e levantar um protesto sendo que a imprensa não abria espaço à poesia. Gostei da idéia. Já pensava até em pendurar minha poesia lá, quando me aproximei para examinar a matéria exposta. Que decepção! Quase todos os folhetos continham erros gritantes. Concordância, ortografia, frases sem nexo e até palavras inexistentes. Procurei o organizador do evento e me ofereci para ajudar e orientar os poetas quanto ao uso do vernáculo, versificação e noções elementares para aperfeiçoamento dos textos.
Em 1983, ao concluir o Curso de Direito fui convidado a integrar o quadro de titulares da Academia de Letras de Juiz de Fora. Fui nomeado para editar o Jornal Folha Acadêmica. Essa publicação nunca chegou a ser editada, por diversos motivos. Assim então, em 1986, lancei o Jornal do Poeta - Espaço aberto à Poesia. Centenas de poetas têm desfilado nas páginas desse tablóide que ajuda os autores na divulgação de suas peças.
Para comemorar o lançamento de cada edição, é realizado um Sarau, sempre na primeira semana do mês, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas. Ocasião em que os poetas se confraternizam e mostram verbalmente suas poesias, cantam suas músicas e, às vezes, até dançam. Tudo isso tem levado os autores a um interesse maior no aprendizado em prol do desenvolvimento cultural. Os participantes são felizes por fazerem parte dessa "Comunhão Fraterna". Sei que é pouco o que faço, mas o faço com todas as minhas forças."
Abraços,
Antônio Isair
Bom dia!!! Estou muito feliz por ter vc em meu blog, visite também POESIA EXPRESSÃO DA ALMA, neste eu só posto poesias, cds de audiopoesias e livros... Acho que vai gostar e posto também autores desconhecidos..... Beijos grandes aninejf
ResponderExcluirMeu caro, já o conheço de vista a muitos anos. agora eu "sigo" seu blog! Visite o meu caso tenha interesse. Felicidades e um abraço!
ResponderExcluirGustavo
Antonio,
ResponderExcluirNo No blog "Em prosa e verso" há um convite para voê, na postagem "Um instigante desafio".
bjs
O Graveto me conta varias historias,tá mandando abraços
ResponderExcluir